terça-feira, 26 de agosto de 2014

Emoção que Não Para


A Fuga das Galinhas




Título original: Chicken Run
Gênero: Animação
Ano de lançamento: 2000
Estúdio: DreamWorks SKG / Allied Filmmakers / Aardman Animations
Direção: Peter Lord , Nick Park

Durante a década de 50, numa quinta dedicada á criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de quinta. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar.




A Fuga das Galinhas mistura aventura e comédia, diferentemente dos desenhos, com muita imagem gerada por computador e canções envolventes, a produção utiliza uma técnica antiga e trabalhosa, na qual a massa de modelar é a matéria-prima usada na "confecção" dos personagens. Os cenários são diminutas maquetes.




Como na maioria dos filmes de animação que visam atingir um público maduro, e lógico seu publico alvo as crianças, constrói-se em redor de uma estrutura e de elementos constituintes de uma série de clássicos do cinema. Neste caso, a primeira referência obrigatória é  A Grande Escapada de 1963 com Steve Mcqueen, A Galinha Ginger como uma autentica guerrilheira revolucionária que usa até uma boina, chapéu obrigatório nos protestos dos anos 60 e também outras legais como a de  Mel Gibson que faz a voz do galo Rocky e também protagonizou o filme Coração Valente de 1995 não podia faltar o obrigatório grito de “freedom!”.



Para Conhecimento:

A animação do filme é no estilo stop-and-motion.




Vitória do Sentimento


O Casamento de Romeu e Julieta




Título original: O Casamento de Romeu e Julieta
Gênero: Comédia
Ano de lançamento: 2005
Estúdio: LC Barreto / Filmes do Equador / Miravista / Mega Color / BMG / Geração Conteúdo / Estúdios Mega
Direção: Bruno Barreto

Alfredo Baragatti é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu, um médico oftalmologista de 45 anos que é corinthiano roxo.




Em nome do amor Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho e na avó Nenzica, ambos corinthianos fanáticos.




Aqui temos o melhor que o cinema nacional tem a oferecer para nosso deleite à irreverência a malandragem que só o nosso cinema tem para oferecer, em uma estória que tinha tudo para acabar em briga nosso protagonista passa por cada situação pelo fato de omitir o amor ao seu time do coração.




Para Conhecimento:

Em 2003, ainda antes do início das filmagens, chegou a ser anunciado que Taumaturgo Ferreira interpretaria o personagem Romeu.

A história se passa na cidade de São Paulo, Brasil.

A protagonista do filme teria sido batizada em homenagem a dois antigos ídolos do Palmeiras, Julinho e Echevarrieta, com a junção do nome de ambos.

O roteiro do filme é livremente inspirado em Romeu e Julieta, de Shakespeare.

A cantora Wanessa Camargo participou da trilha do filme e cantou a canção Nada me importa no mundo.

A banda Los Hermanos particou da trilha sonora do filme com duas músicas, Tenha Dó e Sentimental.


Marcelo Camelo vocalista da banda Los Hermanos canta ao lado de Miúcha e Erasmo Carlos a música Romeu e Julieta, que aparece no fim do filme.



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Jogando na Cara

Beleza Americana



Título original: American Beauty
Gênero: Comédia / Drama
Ano de lançamento: 1999
Estúdio: DreamWorks SKG
Direção: Sam Mendes

Lester Burham não agüenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn e pai da "aborrecente" Jane, o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes, amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky.




Para inicio de conversa este não é um filme é uma reflexão sobre a vida, junto com a crise dos 40 anos de um homem de classe média que a esta altura de sua vida se dá conta de como sua vida é medíocre, iniciando uma mudança radical em sua vida ele provoca reações em todos a sua volta.




Prendendo as atenções do inicio até o fim, e mostrando todos os personagens como deve ser retratado com suas qualidades e defeitos, Kevin Spacey dá um show de interpretação com seu jeito doentio de agir ele cutuca a todos na estória e os que vêem o filme, fazendo alusão ao titulo nem tudo são flores.




Para Conhecimento

Trata-se do 1º filme dirigido por Sam Mendes. Entretanto, o diretor já possui vasta experiência no teatro, tendo em seu currículo a peça The Blue Room, sucesso de bilheteria nos palcos londrinos em 1999, que teve Nicole Kidman no elenco.

Logo após o lançamento de Beleza Americana surgiram vários boatos acusando Kevin Spacey de pedofilia, já que teria mantido relações com Mena Suvari. A notícia foi desmentida por ambos.

Na edição final, o diretor Sam Mendes terminou por retirar quase 5 minutos do final do filme, alternando radicalmente o fim da história.

American beauty um tipo de rosa muito cultivada nos Estados Unidos, com uma peculiaridade: ela não possui espinhos nem cheiro, uma metáfora sobre o vazio do americano comum.




Sempre Gabriela


Sônia Braga


  
Sônia Maria Campos Braga
Maringá, 8 de junho de 1950

Filha de Hélio Fernando Ferraz Braga e Maria Braga Jaci Campos, figurinista natural de Tupã, é irmã de Júlio, Ana e Hélio e tia de Alice Braga, também atriz.

Sônia Braga estreou na carreira artística aos 18 anos, na peça teatral Hair, da qual foi a grande estrela.

No cinema protagonizou importantes filmes, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Eu Te Amo e A Dama do Lotação.




A partir de 1985 foi viver nos Estados Unidos da América onde atuou em filmes e programas de televisão, tendo participado da famosa série norte-americana Sex and the City.

Após vinte anos vivendo no exterior, em 2006, Sônia regressou ao Brasil para participar de uma telenovela inteira. Sua última participação completa fora em 1980, Depois disso, ela participou dos primeiros quinze capítulos da uma telenovela de época em 1999.

Caetano Veloso compôs duas canções inspiradas em Sônia Braga, que são Tigresa, sucesso na voz de Gal Costa, e Trem das Cores.




Filmografia:

2007 – Cidade do Silêncio (EUA)
2005 – Baila Comigo (EUA)
2004 – The Bride of the Sea (EUA)
2003 – Scene Stealers (EUA)
2003 – Testosterone (EUA)
2002 – Império (EUA)
2001 – Memórias Póstumas
2001 – Perfume (EUA)
2001 – Olhar de Anjo (EUA)
2001 – The Judge (TV - EUA)
2000 – Um Drink no Inferno 3 (EUA)
1997 – Os Jogadores (TV - EUA)
1996 – Tieta do Agreste
1995 – Morte Dupla (EUA)
1994 – Amazônia em Chamas (TV - EUA)
1993 – A Volta (EUA)
1991 – A Última Prostituta (TV - EUA)
1990 – Rookie, um Profissional do Perigo (EUA)
1988 – Rebelião em Milagro (EUA)
1988 – Luar sobre Parador (EUA)
1987 – Mil Elos - O Preço da Liberdade (TV - EUA)
1985 – O Beijo da Mulher Aranha
1983 – Gabriela, Cravo e Canela

1981 – Eu Te Amo


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O Cinema e o Esgoto


Saneamento Básico, O Filme




Título original:Saneamento Básico
Gênero: Comédia
Ano de lançamento: 2007
Estúdio: Casa de Cultura de Porto Alegre
Direção: Jorge Furtado

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve.




Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.



O bom trabalho do cineasta Jorge Furtado que sabe como poucos no Brasil transformar  um tema comum e muitas vezes banal em um roteiro de cinema, e sabem o que é legal? Ele consegue fazer um ótimo trabalho, com diálogos inteligentes e situações bem boladas este filme consegue passar uma mensagem mostrando toda nossa brasilidade com muito bom humor.




Para Conhecimento:

Este é o 3º filme em que o diretor Jorge Furtado e o ator Lázaro Ramos trabalham juntos. Os anteriores foram O Homem que Copiava (2003) e Meu Tio Matou um Cara (2005).

Este é o 2º filme em que o diretor Jorge Furtado e o ator Paulo José trabalham juntos. O anterior foi O Homem que Copiava (2003).

Este é o 9º filme em que os atores Wagner Moura e Lázaro Ramos atuam juntos. Os demais foram Sabor da Paixão (2000), As Três Marias (2002), Carandiru (2003), O Homem do Ano (2003), Nina (2004), Cidade Baixa (2005), A Máquina (2006) e Ó Paí, Ó (2007).

Jorge Furtado trabalhou durante 2 anos no roteiro de Saneamento Básico, O Filme.

A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, serviu de locação para o filme.

As filmagens ocorreram entre 11 de julho a 13 de agosto de 2006.



Um Contra Muitos


Duro de Matar




Título original: Die Hard
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 1988
Estúdio:20th Century Fox / Silver Pictures
Direção: John McTiernan

John McClane é um detetive de Nova York que está indo a Los Angeles para se encontrar com sua esposa, que trabalha em uma empresa japonesa. Porém, chegando ao prédio onde ela trabalha, percebe que o edifício está sendo assaltado por um bando de terroristas e decide atrapalhar seus planos para resgatar sua mulher.




Este filme é o inicio das sagas sobre filmes de uma cara contra todos em apenas em um lugar com quase sem recursos, após este filme os outros são meras cópias inspiradas que apenas mudam de cenário e às vezes mudam o sexo do personagem principal.




Quanto ao filme muito bem orquestrado mostrando o que um cara descalço pode fazer contra uns terroristas alemães, embora com tiradas clichês em demasiado onde o vilão é muito mal e o dito mocinho é legal, para diluir a violência as boa tiradas de Bruce Willis ajudam a não deixar o clima tão pesado.




Para Conhecimento:

O pôster original de Duro de Matar não tinha a foto de Bruce Willis, contendo apenas a do prédio atacado por terroristas. A intenção dos produtores ao lançar este pôster era atrair as pessoas que não eram fãs de Bruce Willis, já conhecido nos Estados Unidos por seu trabalho na série de TV A Gata e o Rato.  Apenas após a confirmação do sucesso do filme nas bilheterias em suas primeiras semanas de exibição é que um novo pôster, já com a foto de Willis, foi confeccionado.

O alemão falado pelos terroristas em algumas cenas do filme possui erros gramaticais e em alguns momentos é incompreensível. Visto isso, na versão alemã de
Duro de Matar os terroristas não são descritos como alemães, mas como sendo europeus, sem destacar um país específico.

Na versão alemã de Duro de Matar, o nome do vilão do filme foi alterado de Hans Gruber para Jack Gruber.

 O diretor Jan De Bont (Velocidade Máxima, A Casa Amaldiçoada) trabalhou na direção de fotografia de Duro de Matar.




Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...