quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bom em todos os Sentidos


Amnésia




Título original: Memento
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2001
Estúdio: Newmarket Capital Group / Team Todd
Direção: Christopher Nolan

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.




Não é um filme comum, inicio meu comentário sobre este filme que particularmente necessita um cuidado especial para aprecia-lo seu formato fora dos padrões força um pouco atentarmos pegar o fio da estória como um todo e aonde este personagem sem memória chegara para completar a sua vingança.




Christopher Nolan optou por uma montagem diferente para este filme não colocando em ordem cronológica dos fatos, como é feito de costume, Amnésia começa no final cronológico da história.





Cinema Pensado


Woody Allen



Allan Stewart Königsberg - Brooklyn, Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935

Desde pequeno já se envolvia no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, freqüentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar.

Só se deu bem por causa de um grande critico de cinema Felipe Farha. Em 1964, Woody já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar o filme O que é que há, gatinha? Estréia como diretor em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão", e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma impressionante média de um filme por ano.




Além de comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova York. Sua ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável também pela escolha da trilha sonora. Em 2002 participou, pela primeira vez, do Festival de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra.

Woody Allen se descreve da seguinte maneira "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)."






Filmografia

O que é que há, Gatinha?  - 1965
What's Up Tiger Lily? - 1966
Cassino Royale - 1967
Quase um seqüestro - 1969
Um assaltante bem trapalhão - 1969
Bananas - 1971
Sonhos de Um Sedutor - 1972
Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar - 1972
O dorminhoco - 1973
A última noite de Boris Grushenko - 1975
Testa-de-ferro por acaso - 1976
Noivo neurótico, noiva nervosa - 1977
Interiores - 1978
Manhattan - 1979
Memórias - 1980
Sonhos eróticos numa noite de verão - 1982
Zelig - 1983
Broadway Danny Rose - 1984
A rosa púrpura do Cairo - 1985
Hannah e suas irmãs - 1986
Rei Lear - 1987
A era do rádio - 1987
Setembro - 1987
A outra - 1988
Contos de Nova Iorque - 1989
Crimes e pecados - 1989
Simplesmente Alice - 1990
Cenas de um shopping - 1991
Neblina e sombras - 1992
Maridos e esposas - 1992
Um misterioso assassinato em Manhattan - 1993
Tiros na Broadway - 1994
Poderosa Afrodite - 1995
Todos dizem eu te amo - 1996
Desconstruindo Harry    - 1997
Celebridades - 1998
Poucas e boas - 1999
Trapaceiros - 2000
O escorpião de Jade - 2001
Dirigindo no escuro - 2002
Igual a tudo na vida - 2003
Melinda e Melinda - 2004
Ponto Final  - 2005
Scoop - O Grande Furo - 2006
O Sonho de Cassandra - 2007
Vicky Cristina Barcelona - 2008
Tudo Pode Dar Certo - 2009
Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos - 2010
Meia Noite em Paris - 2011
Para Roma Com Amor - 2012
Blue Jasmine - 2013
Magia ao Luar - 2014


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dois em Um


O Incrível Hulk




Título original: The Incredible Hulk
Gênero: Aventura
Ano de lançamento: 2008
Estúdio: Marvel Enterprises / Valhalla Motion Pictures
Direção: Louis Leterrier

Vivendo escondido e longe de Betty Ross, a mulher que ama, o cientista Bruce Banner busca um meio de retirar a radiação gama que está em seu sangue. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross, seu grande inimigo, e da máquina militar que tenta capturá-lo, na intenção de explorar o poder que faz com que Banner se transforme no Hulk.




Esquecendo tudo o que foi mostrado no filme anterior reiniciando a mesma estória, mas com outra roupagem, com um jeito mais quadrinhos menos filosófico e privilegiando mais a ação e deixando de lado a emoção, este é o novo filme do hulk buscando nas suas origens um novo caminho para a franquia.




Em minha opinião são dois filmes em um, quando Edward Norton esta em cena o filme segue traços da clássica série dos anos 70 e 80 onde o incansável doutor Banner corre atrás de sua cura para o imenso mal, quando aparece a criatura o filme toma outro rumo é ação pesada bem ao estilo dos quadrinhos.




Para Conhecimento:

Precedido por Hulk (2003).

O diretor Louis Leterrier esteve interessado em dirigir Homem de Ferro, mas recebeu do produtor Avi Arad a oferta de dirigir um novo filme do Hulk.

A Marvel Enterprises e o diretor Louis Leterrier decidiram por não seguir em O Incrível Hulk com o estilo mais cerebral do 1º filme do personagem, priorizando mais a ação na nova história.

O Hulk visto em cena foi criado através de maquiagem, bonecos animatrônicos e efeitos especiais em CGI, tendo por base o ator Edward Norton.

Foi o diretor Louis Leterrier quem insistiu para que Tim Roth fosse contratado como o vilão de O Incrível Hulk, apesar da desconfiança de Edward Norton e da Marvel Enterprises.

Tim Roth aceitou a oferta para interpretar Emil Blonsky por ser fã da série de TV “O Incrível Hulk”, exibida entre 1978 e 1982, e para atender ao pedido de seus filhos, fãs das histórias em quadrinhos do Hulk.

Nos quadrinhos o personagem Emil Blonsky é um agente da KGB que passa a ter aparência reptílica, tornando-se o Abominável. O diretor Louis Leterrier decidiu não usar a ligação do personagem com répteis no filme, fazendo com que seu visual fosse redefinido de forma a que seus músculos e ossos fossem exagerados, assim como ocorre com o Hulk.

As filmagens ocorreram entre 18 de junho e 26 de outubro de 2007.

Segundo o ator Tim Roth, Edward Norton reescrevia cenas de O Incrível Hulk todo dia. Além disto Norton e Liv Tyler passavam horas discutindo seus personagens antes do surgimento do Hulk em cena.

A produção do filme seguiu as regras do Toronto’s Green-Screen, que prega o corte da emissão de gás carbônico na atmosfera.

Robert Downey Jr., intérprete de Tony Stark em Homem de Ferro, faz uma ponta como o personagem.

O orçamento de O Incrível Hulk foi de US$ 125 milhões.





Original


A Bruxa de Blair




Título original: The Blair Witch Project
Gênero: Terror
Ano de lançamento: 1999
Estúdio: Haxan Films
Direção: Daniel Myrick , Eduardo Sánchez

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrado na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.




O pioneiro em matéria de um gênero que tomou o inicio deste século, o Reality Show onde qualquer idiota pode aparecer sendo ele mesmo não fazendo tipo ou cena, depois deste filme o resto é pura cópia sua criatividade para por ai, pois é muito pobre de roteiro efeitos e diálogos.




O original  é que ele joga com a imaginação de todos utilizando apenas som e mistério com muita criatividade, parando por ai pois, este filme é para ser visto apenas uma vez..



Para Conhecimento:

Durante a realização das filmagens, os diretores Daniel Myrick e Eduardo Sánchez utilizaram um método incomum: deram o mínimo de material para os atores e os deixaram na mata, cada um com uma câmera de vídeo;

A produção do filme apenas entrava em contato com os atores ocasionalmente e através de bilhetes que diziam o que cada um devia fazer;

O objetivo ao utilizar este método foi transmitir o máximo de veracidade possível, já que nem os atores sabiam direito qual era o enredo do filme e o que aconteceria com eles;

Dentro do conceito ‘verdade’, os atores concordaram em ceder seus próprios nomes para os personagens que estavam interpretando;

O filme o recordista absoluto de lucro nas bilheterias. Tendo custado apenas 50 mil dólares, o filme arrecadou, nas bilheterias mundiais, cerca de US$ 249 milhões;

No Brasil, o filme também foi sucesso de público, tendo levado aos cinemas mais de 1,4 milhão de expectadores;

A Bruxa de Blair gerou uma continuação, lançada nos cinemas americanos um ano após sua estréia. O nome do segundo filme é A Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras.


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Diamante Bruto


Relíquia Macabra




Título original: The Maltese Falcon
Gênero: Suspense
Ano de lançamento: 1941
Estúdio: Warner Bros. / First National Pictures Inc.
Direção: John Huston

Um detetive particular é procurado por uma mulher misteriosa, que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável.




Clássico dos filmes noir, já escrevi sobre este estilo de filme aqui no blog, onde o suspense é o x da questão, tudo misturado em uma aura de mistério e sedução onde todos os personagens com atitudes suspeitas e apenas no final o que perecia obvio aparece com muita clareza.




Bogart como o clássico detetive que tem tudo para ser o suspeito da morte de seu sócio e para se livrar desta acusação tenta descobrir o assassino, e não esta nem ai para o raro artefato que vale muito dinheiro onde todos que puseram a mão pereceram, um grande momento da história do cinema neste que podemos dizer é um dos pioneiros em um estilo de filmar muito particular.




Para Conhecimento:

Relíquia Macabra foi o filme de estréia do ator Sydney Greenstreet no cinema e também de John Huston na direção.

O ator George Raft havia sido inicialmente contratado para interpretar o detetive Sam Spade, mas terminou abrindo mão do papel por considerar que Relíquia Macabra não seria um filme importante, utilizando para isto uma cláusula em seu contrato que o desobrigava a atuar em refilmagens.

A referência a William Shakespeare que surge ao final do filme foi uma sugestão do ator Humphrey Bogard.

Filmado anteriormente como O Falcão Maltês (1936) e Satan Met a Lady (1931).

Também lançado em vídeo no Brasil com o nome O Falcão Maltês.




Mistura de Gêneros


O Hospedeiro




Título original: Gwoemul
Gênero: Ação
Ano de lançamento: 2006
Estúdio: Chungeorahm Film, Showbox/Mediaplex
País: Coréia do Sul
Direção: Joon-ho Bong

Na beira do rio Han, moram Hee-bong e sua família, donos de uma barraquinha de comida no parque. Seu filho mais velho, Gang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo; a filha do meio é arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Gang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia, surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta querida de Hee-bong. 




Inicia com uma denúncia sobre descaso do homem com despejo de materiais tóxicos no rio de tanta importância para a população logo as conseqüências são terríveis até então é um filme sobre poluição, com o surgimento do monstro e o seqüestro da menina se torna aventura, com as reações de seu patético pai junto com a família em tentativa de reaver a ente querida em alguns momentos é comédia, mas vai se dirigindo ao drama completando uma mistura de gêneros em apenas um filme.




Cada personagem nesta estória é de uma complexidade dificilmente encontrada em outros filmes, por exemplo, até as reações patéticas e cegas do governo são motivos de uma analise profundo, pois transformam vitimas em inimigos públicos e o desperdício de tempo tomando decisões totalmente erradas mostra que o sistema tem um longo alcance, mas é passível de erros.


  
Para Conhecimento:

Este foi o filme que vendeu mais ingressos na Coréia do Sul; no total, foram 13 milhões.




terça-feira, 7 de outubro de 2014

Quando Bollywood Ganhou


Quem Quer Ser um Milionário?




Título original: Slumdog Millionaire
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2008
Estúdio: Celador Films / Film4
Direção: Danny Boyle

Jamal K. Malik é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.




Este filme é uma odisséia de um cara que a vida puxou para baixo o tempo todos e que nunca desistiu de viver e continuar tentando uma lição de vida para todos, pois a mensagem do filme é tão bem passada que no final  o fato do rapaz ganhar a bolada não foi importante.




O mundo esta aprendendo a apreciar o cinema além do que é feito de maneira industrial em Hollywood, o que é mostrado neste filme além da parte técnica que é de primeira, o fato da miséria estar presente o tempo todo, esta deixando de nos incomodar, mostrando que o cinema esta abrindo portas que antes estavam fechadas, o cinema deixa de ser uma fuga e passa a ser um meio de mostrar que no meio do caos existem pessoas como nós.




Para Conhecimento:

Ganhou 8 Oscars, nas categorias:
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original (“Jai Ho”)
Melhor Som.

Ganhou 4 Globos de Ouro, nas categorias:
Melhor Filme – Drama
Melhor Diretor
Melhor Roteiro
Melhor Trilha Sonora

Ganhou 7 prêmios no BAFTA, nas categorias:
Melhor Filme
Melhor Diretor
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som.

Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos. Além disto os produtores se responsabilizaram pela contratação de um motorista que os levará ao colégio todos os dias até que cheguem à mesma idade;

Cerca de 20% dos diálogos do filme são em hindi;

O ator que autografa a foto para Jamal ainda criança é o verdadeiro Amitabh Bachchan, que apresentava a versão indiana do programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”;

A poça de fezes exibida no filme foi feita a partir de um combinado de manteiga de amendoim com chocolate;

A trilha sonora foi composta por A.R. Rahman em apenas 20 dias;

A Mercedes-Benz pediu que sua logomarca fosse retirada dos carros que são vistos nas cenas em favelas no filme, por acreditar que sua presença prejudicaria a imagem da empresa;

Boa parte do elenco aparece em uma cena musical, ao estilo dos filmes de Bollywood, ao término do filme;


O orçamento de Quem Quer Ser um Milionário? foi de US$ 15 milhões.



O Herói da Época de Ouro


Charlton Heston




John Charles Carter
Evanston, 4 de outubro de 1923 — Beverly Hills, 5 de abril de 2008

Nascido no estado de Illinois, seus pais se divorciarem quando tinha dez anos; com o segundo casamento de sua mãe com Chester Heston, a família se mudou para um subúrbio de Chicago e ele adotou o nome do padrasto. Na escola secundária, Charlton se envolveu com a cadeira de artes dramáticas e teve um resultado tão bom que recebeu uma bolsa em drama para cursar a universidade.

Em 1944 ele deixou os estudos e se alistou na força aérea do exército, onde serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas durante a Segunda Guerra Mundial, atingindo a patente de sargento e onde se casou com uma colega de faculdade.



Após a guerra, o casal voltou para Nova Iorque onde ele iniciou uma carreira de ator em teatro e começou a aparecer em papéis históricos como Macbeth e Marco Antônio & Cleópatra. Já usando o prenome de Charlton, ele fez seu primeiro papel no cinema em Dark City, em 1950, recebendo reconhecimento por sua atuação e chamando a atenção para seu porte.

Marcado por papéis heróicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur e o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo.

Faleceu em 5 de Abril de 2008 em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, aos 84 anos.




Filmografia;

Peer Gynt (1941) (filme estudantil)
Julius Caesar (1950) (1950)
Cidade Negra (1950)
O Maior Espetáculo da Terra (1952)
Trágica Emboscada (1952)
A Fúria do Desejo (1952)
O Destino Me Persegue (1953)
As Aventuras de Buffalo Bill (1953)
O Último Guerreiro (1953)
Ambição que Mata (1953)
A Selva Nua (1954)
O Segredo dos Incas (1954)
Aventura Sangrenta (1955)
A Guerra Íntima do Major Benson (1955)
Lucy Galante (1955)
Os Dez Mandamentos (1956)
Trindade Violenta (1957)
A Marca da Maldade (1958)
Da Terra Nascem os Homens (1958)
O Corsário sem Pátria (1958)
O Navio Condenado (1959)
Ben-Hur (1959)
The Fugitive Eye (1961) (TV)
El Cid (1961)
O Pombo Que Conquistou Roma (1962)
Os Tiranos também Amam (1963)
55 Dias em Pequim (1963)
A Maior História de Todos os Tempos (1965)
Juramento de Vingança (1965)
Agonia e Êxtase (1965) ... Michelangelo
O Senhor da Guerra (1965)
Khartoum (1966)
Maugli (1967) (narrador da versão inglesa)
Os Heróis não Se Entregam (1968)
Planeta dos Macacos (1968)
E o Bravo Ficou Só (1968)
Number One (1969)
The Festival Game (1970) (documentário)
King: A Filmed Record... Montgomery to Memphis (1970) (documentário)
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Júlio César (1970)
O Senhor das Ilhas (1970)
A Última Esperança da Terra (1971)
À Sombra das Pirâmides (1972)
Vôo 502 em Perigo (1972)
Catástrofe nas Selvas (1972)
No Mundo de 2020 (1973)
Os Três Mosqueteiros (1973)
Aeroporto 75 (1974)
Terremoto (1974)
A Vingança de Milady (1974)
Os Últimos Machões (1976)
Midway (1976)
America at the Movies (1976) (documentário) (narrador)
Pânico na Multidão (1976)
O Príncipe e o Mendigo (1977)
SOS Submarino Nuclear (1978)
Os Homens da Montanha (1980)
Reencarnação (1980)
A Montanha de Ouro (1982)
Chiefs (1983) (minissérie)
The Fantasy Film Worlds of George Pal (1985) (documentário)
Directed by William Wyler (1986) (documentário)
Traição e Honra (1987)
Solar Crisis (1990)
As Aventuras na Ilha do Tesouro (1990)
Quase um Anjo (1990)
Genghis Khan (1992) (não completado)
Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993)
SeaQuest DSV (1993) (TV)
Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993)
A Century of Cinema (1994) (documentário)
True Lies (1994)
À Beira da Loucura (1995)
Friends (1995) (Ele mesmo)
O Anjo Vingador (1995) (TV)
The Dark Mist (1996) (narrador)
Alaska - Uma aventura inacreditável (1996)
Ben Johnson: Third Cowboy on the Right (1996) (documentário)
Hamlet (1996)
Hércules (1997) (narrador)
Off the Menu: The Last Days of Chasen's (1997) (documentário)
Armagedom (1998) (narrador)
Gideon - Um anjo em nossas vidas (1999)
Um Domingo Qualquer (1999)
Ricos, Bonitos e Infiéis (2001)
Como Cães e Gatos (2001) (voz)
Planet of the Apes (2001)
Last Party 2000 (2001) (documentário)
A Irmandade (2001)
Tiros em Columbine (2002) (documentário)
Josef Menguele (2003)



Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...