domingo, 21 de junho de 2020

BINGO - O REI DAS MANHÃS






Gênero: Drama/Biográgico
Ano: 2017
Diretor: Daniel Rezende












Cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa.



Os anos 80 no meu entender foram reflexos do que aconteceu nos anos 70, época de loucuras piores, portanto tudo o que achamos absurdo neste filme era normal naquela época, hoje colocamos a mão na boca como se fosse uma heresia tamanha, o cinema nacional pornográfico com seus roteiros rasos dando uma desculpa para os atores tirarem a roupa, a televisão apelativa com fome de audiência, músicas de duplo sentido onde o importante é colocar, no sentido figurado, um boi no meio da sala e incomodar a família, parece uma piada, este é o retrato de uma época que formou este geração que está ai hoje.



No meio disso vemos um personagem triturado pelo jogo não podendo usar a sua vaidade  de artista, como se tivesse vendido a alma para o sistema, se vendo como mais uma peça do jogo da TV, e com certeza como uma laranja chupada e esmagada até a última gota de suco, um filme bom como um documentário.



Para Conhecimento:

Estreia de Daniel Rezende como diretor.

Inicialmente seria Wagner Moura o intérprete de Arlindo Barreto, mas ele teve que desistir do projeto devido à agenda de divulgação da série Narcos.

Filme inspirado no Bozo, personagem que foi criado por Alan Livingston em 1946 e que ganhou popularidade no Brasi após ser exibido em um programa pela emissora SBT.

Arlindo Barreto, ex-Bozo, revelou que era viciado em cocaína e que a droga o matinha motivado a trabalhar por tantas horas seguidas.

O nome Bozo não foi utilizado no filme devido a questões de direitos autorais.

Vladimir Brichta perdeu oito quilos para fazer o personagem e também fez aula de circo.





A HISTÓRIA DE UM CASAMENTO




Original:  Marriage Story
Gênero: Drama
Ano: 2019
Diretor: Noah Baumbach












Nicole e seu marido Charlie estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw, especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry.




Não é o primeiro e nem o último a retratar o fim de um relacionamento, mas este retrata como é atualmente, destaco a frieza dos advogados que conseguem dar pausas em embates quentes onde estão discutindo o destino de uma família, para discutir qual prato é o melhor para se almoçar, não condeno hoje eu vejo como um mecanismo de defesa, não dá para entrar de cabeça em todos os casos, seria um caminho bem louco para a depressão.



O filme tem os seus planos diferentes, me chamou a atenção que diversas vezes alguns personagens saem de cena, para ir ao banheiro ou a cozinha e continuam atuando, é uma ideia interessante, cinema não pode ser retratado somente por formulas é bom quando vemos alguma coisa diferente.








FORD VS. FERRARI







Original:  Ford v. Ferrari
Gênero: Biografia
Ano: 2019
Diretor:  James Mangold












Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles, Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.



Filme feito para meninos que gostam de carros e corridas e quando isso vem junto tudo fica bem melhor, um retrato de uma época onde as corridas de carros eram como as arenas de vários coliseos e seus gladiadores tentavam chegar ao final de uma corrida sem serem a vítima ou as vítimas do dia, a cada passada de marcha sentimos a emoção que hoje não existe mais no automobilismo e seus câmbios automáticos e suspenções inteligentes, o homem tentando controlar a máquina como um cavalo selvagem em um circuito, quer dizer vários cavalos de força em uma volta.



Este retrata uma aquisição para que muitos no mundo do automobilismo contam como lenda a compra da Ferrari pela FIAT, sendo que esta, a Ferrari estava quase sendo comprada pela Ford, vemos um desfile de figuras marcantes como Henry Ford Segundo e o Comendador Enzo Ferrari, um filme para ver e rever, para quem gosta de automobilismo.



Para Conhecimento:

Ford vs Ferrari se tornou o 1º longa sobre automobilismo indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Com um orçamento estimado em US$ 97,6 milhões, Ford vs Ferrari arrecadou US$ 216 milhões nas bilheterias do mundo todo.

O filme já foi premiado no Hollywood Film Awards nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Montagem e Melhor Som. No Las Vegas Film Critics Society como Melhor Filme de Ação e Melhor Montagem. Além do CAS Awards 2020 com o prêmio de Melhor Mixagem de Som.

Um filme baseado na rivalidade entre Ford e Ferrari contaria com a participação de Tom Cruise e Brad Pitt, e um roteiro original escrito por Jason Keller, mas o projeto foi abandonado.








O IRLANDÊS





Original: The Irishman
Gênero: Biografia
Ano: 2019
Diretor: Martin Scorsese














Conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.



Sempre se falou no encontro destes dois gigantes do cinema americano, De Niro e Pacino, mas desta vez como em um jogo de futebol de veteranos vemos um jogo de compadres, e neste jogo o filme tenta ser mais detalhista que um pintor renascentista barroco, como se isso existisse, o filme se torna cansativo e acaba perdendo o encanto, muitos detalhes cansam.



Muito destacado até mais que o personagem de De Niro é uma espécie de biografia dos últimos dias de Jimmy Hoffa lendário sindicalista americano que se tornou lenda por seu desaparecimento, podemos entender que este filme é o retrato de uma época.



Para Conhecimento:


Baseado no livro I Heard You Paint Houses, de Charles Brandt, escrito a partir de relatos do próprio Frank.

Scorcese e Al Pacino juntos pela primeira vez

James Riddle "Jimmy" Hoffa foi um líder sindical e autor norte-americano, figura lendária pelo fato de ter desaparecido.







James Riddle "Jimmy" Hoffa foi um líder sindical e autor norte-americano.
Nascimento: 14 de fevereiro de 1913, Brazil, Indiana, EUA
Desaparecimento: 30 de julho de 1975 (62 anos de idade); Bloomfield Township, Michigan, U.S












AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS








Original: Ad Astra
Gênero: Ficção/Drama
Ano: 2019
Diretor: James Gray













Roy McBride é um engenheiro espacial que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar para o espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos no caminho para Netuno.



Este filme mostra uma fantástica jornada com muitos recursos feita não pela humanidade, mas apenas um caminho particular feito pelo personagem principal, infelizmente não funciona pois tenho o entendimento que o universo gira em torno apenas de uma pessoa, esta receita parece datada funcionava nos anos 80.



Tentando utilizar a tecnologia como trilha principal, onde o personagem principal tinha as emoções de uma geladeira, pelo menos até a metade do filme, que entra em uma jornada fantástica, pelo menos teremos uma noção de como será uma vida rotineira em outros planetas.




Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...