Gravidade
Nome
Original: Gravity
Gênero:
Drama
Ano
de Lançamento: 2013
Estúdio:
Warner
Direção:
Alfonso Cuarón
A
Dra. Ryan Stone é uma especialista de missão em sua primeira missão espacial no
ônibus espacial Explorer. Ela é acompanhada pelo astronauta veterano Matt
Kowalski, que comanda sua expedição final. Durante uma atividade extraveicular
para realizar reparos no telescópio espacial Hubble, o Controle da Missão em
Houston adverte a equipe que a Rússia abateu um satélite desativado deles com
um míssil, e o impacto gerou uma reação em cadeia que provocou uma nuvem de
detritos espaciais viajando em alta velocidade em direção à nave Explorer.
Embora de início o comando da missão tenha descartado qualquer ameaça, eles
logo detectam perigo e ordenam que a missão seja abortada. A reação em cadeia
acaba também destruindo alguns outros satélites, e a comunicação com a Terra
acaba se perdendo. Os astronautas, contudo, continuam transmitindo suas
informações, na esperança de que o comando da missão possa ouví-los.
Os
detritos chegam e atingem a Explorer, danificando severamente a nave, separando
Ryan e deixando-a à deriva. Matt se recupera e consegue resgatar Ryan. Quando
voltam à Explorer, descobrem que toda a equipe foi morta, pois a nave foi
destruída. Com o jetpack' de Matt, eles viajam até a Estação Espacial
Internacional (EEI), orbitando a cerca de 100 km dali. Matt calcula que em 90
minutos os detritos completarão uma órbita e voltarão a atingi-los. Enquanto
isso, o oxigênio do traje de Ryan diminui até níveis críticos.
Um
filme que lembra muito um jogo de vídeo game em primeira pessoa, aquele que
existe um jogador, e neste filme os acontecimentos vão ocorrendo como um plano
sequencia tudo em sincronismo, lembra uma montanha russa só que com uma altura
descomunal, nossa protagonista parece um saco plástico jogado ao vento, no
final aquele alivio de final de brinquedo de parque temático.
Para
Conhecimento:
Oscar
Melhor
Diretor
Melhor
Trilha Sonora
Melhor
Edição de Som
Melhor
mixagem de Som
Melhor
Cinematografia/Fotografia
Melhor
Edição
Melhores
Efeitos Visuais
Enquanto
filmavam a cena embaixo d’água, Alfonso Cuarón segurou a respiração junto com
Sandra Bullock para se certificar que aquilo não era demais para ela – ele logo
percebeu que não conseguia alcançar a incrível capacidade pulmonar dela.
Gravidade
passou quatro anos no limbo do desenvolvimento por conta da ambição do filme se
provar desafiadora – em termos de cinematografia, efeitos visuais e atmosfera
“realista” de espaço sideral. Cuarón teve de esperar a tecnologia estar bem
mais avançada para realizar seu filme. Isso aconteceu em 2009, com Avatar, de
James Cameron
A
duração do filme é de 90 minutos. Acontece que a ISS viaja a 17,500 mph que faz
com que dê a volta na terra em 90 minutos. Isso significa que, durante o filme,
a estação dá uma volta completa na vida real.
Angellina
Jolie foi a primeira escalada para o papel principal e acabou declinando duas
vezes. Entre as atrizes também escaladas estão Rachel Weisz, Sienna Miller,
Marion Cotillard, Blake Lively, Carey Mulligan e Natalie Portman.
Robert
Downey Jr. foi escalado, mas acabou saindo por conta de conflitos de horários
em sua agenda.
Natalie
Portman era a primeira a ser escolhida depois de Angelina Jolie ter recusado
duas vezes. Portman recusou o papel pouco antes de anunciar sua gravidez.
STS
é um acronismo para Space Transportation System.
Aninqaag,
o homem com quem a Dr. Stone conversa no rádio de ondas curtas, é o personagem
principal do curta “Aningaaq”, dirigido por Jonas Cuarón. Neste filme ele é um
pescador inuit acampando sobre um fiorde congelado. Ele tem uma filha e um
cachorro, e ambos fazem uma curta aparição em Gravidade, via rádio.
A
estação espacial chinesa da vida real é chamada Tiangong (Palácio dos Céus) e,
na época da premiere do filme, ela consiste em um pequeno módulo inabitável. O
objetivo do programa Tiangong é que seja construída uma estação espacial bem
similar à do filme por volta do ano 2022.
Por
conta do amor de Alfonso Cuarón por takes longos, Sandra Bullock teve que
memorizar longas combinações de movimentos precisos para atingir suas marcas em
diferentes pontos dos takes. Além disso, a atriz teve que, frequentemente
combinar seus próprios movimentos com os dos fios presos a ela e à câmera.





Nenhum comentário:
Postar um comentário