domingo, 13 de abril de 2014

Duas Cabeças em Um Filme


A.I. - Inteligência Artificial



Título Original: Artificial Inteligence: A.I.
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2001
Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. / Stanley Kubrick Productions
Direção: Steven Spielberg


Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton, que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.




O último projeto do diretor Stanley Kubrick que para época da estréia do filme foi muito aguardado pois seria realizado por Spielberg que por sua vez estava bem empenhado em deixar uma boa obra do grande artista.



Podemos dividir este filme em duas partes a primeira Kubrick e segunda Spilberg chamarei assim, pois a diferença entre os dois são gritantes, a primeira seria uma parte densa bem vida real onde a tecnologia não impede do ser humano de se mostrar como ele é seus medos e egoísmo nada são flores, a segunda a parte Spilberg muda tudo mistura alienígenas como alusão a estória do pinóquio com direito até a narrativa estilo conto de fadas.



Para Conhecimento: 

Stanley Kubrick manteve o desejo de rodar A.I. por 20 anos, tendo inclusive testado sem sucesso alguns robôs-atores que fariam o personagem principal do filme. Kubrick teve a idéia de utilizar robôs devido à sua demora em concluir seus filmes. Segundo ele mesmo, caso dirigisse o filme o ator principal começaria as filmagens com 7 anos e terminaria com idade para tirar a carteira de motorista.

Sabendo de sua demora em concluir um filme, Kubrick passou então a contactar Steven Spielberg para que ele pudesse realizar A.I.. A escolha por Spielberg ocorreu logo após o lançamento de Jurassic Park, que fez com que Kubrick acreditasse que ele fosse o diretor ideal para levar o filme às telas, já que era preciso um grande número de efeitos especiais para que ele fosse realizado.

A partir de então, Kubrick e Spielberg passaram a manter contatos constantes sobre o projeto através de fax, até que Spielberg decidiu que não era ele quem deveria realizar o filme mas sim o próprio Stanley Kubrick.

Era intenção do diretor Stanley Kubrick rodar A.I. Inteligência Artificial logo após a conclusão das filmagens de De Olhos Bem Fechados, em 1999. Porém, o diretor faleceu antes de dar início ao processo de pré-produção do filme, deixando apenas um tratamento feito por ele para o conto "Super-Toys Last All Summer Long", que serviria como base para o roteiro de A.I. Após o falecimento de Kubrick, o diretor Steven Spielberg resolveu por encampar o projeto, já que vinha conversando com Kubrick sobre este novo filme, e resolveu realizá-lo tendo por base exatamente o tratamento escrito por Kubrick e as notas deixadas por ele, antes de falecer, sobre como pretendia fazer A.I.

Antes de A.I. Inteligência Artificial, a última vez em que Steven Spielberg assinou o roteiro de um filme dirigido por ele mesmo foi em 1977, com Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

O ator Haley Joel Osment recebeu um salário de US$ 2 milhões por sua participação em A.I. Inteligência Artificial.

O termo inteligência artificial foi cunhado em 1956 pelo pesquisador americano John McCarthy durante o primeiro evento dedicado ao assunto, a Conferência de Dartmouth, nos EUA. Em 1985, o americano Marvin Minsky publicou o livro "The Society of Mind", que relaciona a inteligência artificial ao desenvolvimento de uma criança. Mas os avanços se revelaram mais lentos que o teorizado nos livros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...