quarta-feira, 21 de maio de 2014

Recomeço e não Começou

Superman - O Retorno



título original:Superman Returns
gênero:Aventura
ano de lançamento:2006
estúdio:Warner Bros. / Red Sun Productions Pty. Ltd. / Peters Entertainment / Original Film / Bad Hat Harry Productions / DC Comics / Legendary Pictures
direção: Bryan Singer

Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman retorna ao planeta Terra. Porém a situação em Metrópolis está bastante mudada desde que o Homem de Aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto Lois Lane, sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar à nova realidade, Superman precisa enfrentar um antigo inimigo, que planeja um meio de acabar com ele de uma vez por todas.




Neste trabalho o diretor Brian Singer fez um calderão e nele misturou um pouco de todos os argumentos e apresentou, o resultado foi um belo trabalho com o tempero de um grande cineasta, com imagens que são pura poesia junto à mitologia do grande ícone o Superman, muito detalhista Brian Singer sabe como apurar detalhes juntando com cenas grandiosas transforma neste filme o grande retorno. Este filme é uma competente mistura do visual retrô do Superman de Max Fleicher nos anos 40 com as memórias da obra de Richard Donner.



Quanto à estória muito bem tratada por sinal os personagens tanto Clark Kent como Superman retornam de uma frustrada jornada ao planeta Kripton se deparam com um mundo que tocou sua vida, com a sensação de um peixe fora da água tenta se adaptar a este planeta acelerado.




Para Conhecimento:

Foram necessários 10 anos e 4 diretores diferentes até que o 5º filme do Superman saísse do papel.

O 1º diretor contratado foi Tim Burton, responsável também por levar o personagem Batman ao cinema pela 1ª vez. O filme, que na época se chamaria “Superman Lives”, chegou a entrar em préprodução, com um pôster contendo um S prateado sob fundo preto sendo exibido nos cinemas americanos. Este pôster anunciava o lançamento do filme para 1998.

O roteiro original do novo filme do Superman foi escrito por Kevin Smith e tinha a aprovação de Tim Burton. O roteiro era baseado na história em quadrinhos, de 1993, em que o Superman era morto pelo vilão Apocalypse e posteriormente retornava à vida. Após um longo período a Warner decidiu não usar esta história e contratou outros roteiristas.

O ator desejado por Tim Burton para interpretar o Superman era Nicolas Cage, que chegou a manifestar interesse em interpretar o personagem.

Após o sucesso de As Panteras (2000) McG foi contratado pela Warner para dirigir o novo filme do Superman. O diretor deixou o projeto em 2002 para rodar As Panteras – Detonando. McG esteve novamente envolvido com o filme em 2004, mas deixou o projeto devido a desentendimentos com os produtores quanto às locações e ao orçamento disponível.

O desentendimento entre McG e executivos da Warner em relação às locações era que a Warner queria que as filmagens ocorressem na Austrália, onde seria bem mais barato do que nos Estados Unidos. O argumento dado pelo diretor era que “seria inapropriado tentar capturar o coração da América em outro continente”.

McG chegou a fazer testes com Jason Behr e Jared Padalecki para o Superman, com Scarlett Johansson para Lois Lane e com Shia LaBeouf para Jimmy Olsen.

Brett Ratner foi contratado entre as passagens de McG, mas desistiu do projeto devido à indefinição da Warner em escolher qual ator interpretaria o protagonista.

Durante o período em que Brett Ratner era diretor foram realizados testes com Josh Hartnett, Paul Walker, Matthew Bomer, Brendan Fraser, Ashton Kutcher, David Boreanaz, Ian Somerhalder, Henry Cavill e Jerry O’Connell. Todos concorriam à vaga de Superman, mas nenhum deles foi selecionado.

Anthony Hopkins chegou a ser contratado para interpretar Jor-El, mas deixou o projeto logo após a saída do diretor Brett Ratner.

Michael Bay e Robert Rodriguez chegaram a receber propostas para dirigir o novo filme do Superman, mas as recusaram.

A escolha de Bryan Singer pela Warner aconteceu após os executivos do estúdio se impressionarem com o tom realista dado por Christopher Nolan a Batman Begins (2005). A escolha por Singer ocorreu por acreditar que ele poderia dar a Superman – O Retorno o mesmo realismo, além de sua experiência na direção de filmes baseados em super-heróis dos quadrinhos.

J.J. Abrams, criador das séries de TV “Alias” e “Lost”, entregou à Warner um novo roteiro para o 5º filme do Superman. Este roteiro foi aprovado tanto por Brett Ratner quanto por McG, que posteriormente deixaram o projeto. Foi então a vez da própria Warner descartar o roteiro, optando por um novo roteiro de autoria da dupla Dan Harris e Michael Dougherty, que trabalhara com Bryan Singer em X-Men (2000) e X-Men 2 (2003).

Um dos roteiros entregues à Warner, de autoria de Jonathan Lemkin, dizia que o Superman engravidaria Lois Lane antes de morrer. Lois teria o filho mas também morreria em seguida, com o bebê nascido sendo o novo Superman. Este roteiro foi descartado pela Warner.

Ao assumir Superman – O Retorno o diretor Bryan Singer levou consigo vários integrantes da equipe técnica dos dois primeiros filmes dos X-Men, entre eles o diretor de fotografia Newton Thomas Sigel, o compositor e editor John Ottman, o cenografista Guy Dyas e os roteiristas Dan Harris e Michael Dougherty. Todos estavam comprometidos com X-Men – O Confronto Final (2006), mas deixaram o projeto após a decisão da Fox em manter o lançamento do filme para 2006.

James Caviezel demonstrou grande interesse em interpretar o Superman, mas Bryan Singer o vetou por considerá-lo “famoso demais” após o lançamento de A Paixão de Cristo (2005).

Elisha Cuthbert, Mischa Barton, Keira Knightley, Claire Danes e Keri Russell estiveram cotadas para interpretar Lois Lane.

Eric Christian Olsen, Topher Grace e Shawn Ashmore estiveram cotados para interpretar Jimmy Olsen.

Johnny Depp esteve cotado para interpretar os personagens Lex Luthor e Jor-El.

Jude Law foi a única escolha de Bryan Singer para interpretar o General Zod. Após várias negativas do ator, Singer decidiu por retirar o personagem do roteiro.

Hugh Laurie chegou a ser contratado para interpretar Perry White, mas a popularidade da série de TV por ele estrelada, “House”, fez com que houvesse conflitos de agenda com as filmagens de Superman – O Retorno. Desta forma ele foi substituído por Frank Langella.

Este é o 3º filme em que o diretor Bryan Singer e o ator James Marsden trabalham juntos. Os anteriores foram X-Men (2000) e X-Men 2 (2003).

Bryan Singer decidiu usar material de arquivo de Marlon Brando como Jor-El, rodado originalmente para Superman – O Filme (1978).

Brandon Routh aumentou seu peso em 9 kg ao fazer exercícios de musculação para Superman – O Retorno.

O uniforme do Superman brilha devido ao modo como foi feito, de forma que o símbolo do personagem brilhe sob o fundo azul.

As filmagens de Superman – O Retorno ocorreram nas cidades de Sydney e Tamworth, na Austrália.

A equipe do filme plantou milho em Tamworth para a realização de cenas em um milharal. Foram necessárias 12 semanas até que a plantação estivesse na altura desejada.

Superman – O Retorno é o 1º filme a usar câmeras Panavision Genesis HD, desenvolvida em conjunto pela Panavision e Sony.

Precedido por Superman – O Filme (1978), Superman II – A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV – Em Busca da Paz (1987).

O orçamento de Superman – O Retorno foi de US$ 250 milhões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...