quinta-feira, 6 de março de 2014

Treinar para perder...


Nascido Para Matar




Título Original: Full Metal Jacket
Gênero: Guerra
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1987
Estúdio: Warner Bros.
Direção: Stanley Kubrick

Um sargento treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra quando lá chegam se deparam com seus horrores.






Um dos melhores trabalhos de Stanley Kubrick, chama atenção o duro treinamento exigido dos fuzileiros navais, sob constante humilhação verbal vinda de seus superiores. Um ponto marcante é o uso do humor negro, particularmente com os frequentes deslizes do soldado Lawrence, a verborragia do sargento Hartmann e com os comentários politicamente incorretos do soldado Animal Mother quando em ação no Vietnã.




Duas coisas sobre esta obra, primeiro como a guerra pode ser terrível até no momento da preparação para encara-la, o treino para transformação do ser humano em um ser horrível, e a estupidez da juventude que é influenciada por frases e símbolos que nem eles conhecem, como esta estampado no capacete do jovem soldado, o símbolo da paz e logo em seguida nascido para matar.








Para conhecimento:

O ator Vincent D'Onofrio ganhou mais de 30 quilos para poder interpretar o Recruta Gomer Pyle em Nascido Para Matar.

A contratação de R. Lee Ermey para atuar como o Sargento Hartman em Nascido Para Matar ocorreu de forma inusitada. Demitido do cargo de consultor do filme sobre como treinar os soldados no estilo dos fuzileiros navais, ele fez uma demontração pessoal, via videotape, onde durante 15 minutos seguidos demonstrava como deveria agir um sargento durante o processo de treinamento de novos recrutas. O diretor Stanley Kubrick ficou tão impressionado com sua performance que resolveu contratá-lo para interpretar o próprio Sargento Hartman no filme.

pouquíssimas são as vezes em que R. Lee Ermey pisca os olhos enquanto está em cena.

O ator R. Lee Ermey sofreu um acidente durante as filmagens de Nascido Para Matar. Ao dirigir um jipe às uma da madrugada ele sofreu um acidente que fez com que fraturasse todas as costelas de um lado do seu corpo. Em algumas cenas do filme, por causa deste acidente, Ermey estava impossibilitado de mover um de seus braços.

Na parte do filme em que os fuzileiros já estão na Guerra do Vietnã, podem ser notadas algumas referências ao personagem Mickey Mouse em diálogos, canções ou simples figuras impressas em papéis.

As cenas do filme ocorridas na cidade em ruínas de Hue na verdade foram rodadas numa construção das docas de Londres, que já estava com sua demolição agendada.

Já perto do final do filme, quando Cowboy solicita os reforços de tanques via rádio, a voz de Murphy, o recruta que retorna sua ligação, é nada mais nada menos que a voz do próprio diretor Stanley Kubrick.

Para escrever o roteiro de Nascido Para Matar Stanley Kubrick recebeu a ajuda de Michael Herr, um grande amigo seu que ajudou principalmente na parte do filme cuja ação ocorre já no Vietnã. Herr auxiliou Kubrick com suas experiências como correspondente de guerra junto aos fuzileiros navais, já que, assim como Joker e Rafterman no filme, ele tinha livre acesso por todo o território dominado pelo exército americano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...