domingo, 29 de setembro de 2013

O Cara


Steven Spielberg





Nasceu na cidade de Cincinnati. Irmão mais velho de três irmãs. Começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. De família judia, Spielberg sofria preconceito por intermédio de brincadeiras anti-semitas. Muitas delas pelos próprios vizinhos. Tal fato poderia explicar o interesse do diretor em quase sempre abordar o tema da segunda guerra e, principalmente, as atrocidades sofridas pelos judeu durante esse período.

Assim como outros talentos da área, Spielberg nunca foi um aluno aplicado. Na época de entrar para a faculdade não conseguiu vaga no curso de cinema da Universidade da Califórnia. Terminou por cursar literatura inglesa em outra escola. Em 1969 faria o seu primeiro curta profissional, chamado Amblin. A história de um casal de jovens que se encontra no deserto de Mojave ganhou prêmios em festivais importantes, como o de Veneza. Por esse filme ganhou um contrato com a Universal, onde teria a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem em 1971, Encurralado (1972). Produzido para a televisão, fez tanto sucesso que acabou por ser lançado nos cinemas; impulsionando a carreira do então diretor de 26 anos. O seu próximo trabalho seria Louca Escapada (1974), filme elogiado pela crítica mas fracasso de público. A produção marcou o início da parceria entre ele e o compositor John Willians. Em 1975 Spielberg dirigiu aquela que é considerada a obra seminal dos blockbusters. Faturando mais de 100 milhões de dólares no verão americano, Tubarão conquistou platéias do mundo inteiro, em sua maioria jovens, com a trama sobre uma cidade litorânea aterrorizada por um tubarão gigante. A trilha de Williams, classificada inicialmente por Spielberg como uma "piada", até hoje é reconhecida e imitada. O filme teve outras continuações, nenhuma contou com a participação de Spielberg.
Logo após o sucesso de Tubarão, praticamente tudo o que o diretor tocou virou ouro. Só obtendo fracassos em 1941 – Uma Guerra Muito Louca (1979) e Além da Eternidade (1989). A Lista de Schindler lhe rendeu  seu ganhou o seu primeiro Oscar de melhor direção. Também obteve imenso sucesso como produtor. A lista é extensa, mas alguns dos filmes mais conhecidos são: Poltergeist (1982), Gremlins (1984), a trilogia De Volta Para o Futuro e MIB – Homens de Preto (1997).
Atualmente é casado com a atriz Kate Capshaw, tem seis filhos; um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving, atual esposa do diretor brasileiro Bruno Barreto. Foi um dos fundadores da DreamWorks, um dos principais estúdios de Hollywood que foi vendido no início de 2006 para o estúdio Paramount. Spielberg passou a ser o principal executivo.




Filmografia

2013  Thank You For Your Service
2012  Lincoln
2011  As Aventuras de Tintim
2011  Cavalo de Guerra 
2008 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull)
2005 - Munique (Munich)
2005 - Guerra dos Mundos (War of the Worlds)
2004 - O Terminal ou Terminal de Aeroporto (pt) (The Terminal)
2002 - Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can)
2002 - Minority Report - A Nova Lei (Minority Report)
2001 - A.I. - Inteligência Artificial (A.I.)
1999 - The Unfinished Journey
1998 - O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)
1997 - Amistad
1997 - O Mundo Perdido - Jurassic Park (The Lost World: Jurassic Park)
1993 - A Lista de Schindler (Schindler's List)
1993 - Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park)
1991 - Hook - A Volta do Capitão Gancho (Hook)
1989 - Além da Eternidade (Always)
1989 - Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade)
1987 - Império do Sol (Empire of the Sun)
1985 - A Cor Púrpura (The Color Purple)
1984 - Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom)
1983 - No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie)
1982 - E.T. - O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial)
1981 - Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark)
1979 - 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1941)
1977 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind)
1975 - Tubarão (Jaws)
1974 - Louca Escapada (The Sugarland Express)
1973 - Savage (TV)
1972 - Something Evil (TV)
1971 - Encurralado (Duel) (TV)
1969 - Amblin (curta-metragem)



Para mim o cara mais importante do cinema mundial que descaradamente posso escrever antes do SS depois do SS, ele utiliza-se de elementos captados em filmes vistos em sua infância e conseguindo aplica-los em seus filmes transformou-os marcantes em seus tempos, Tubarão sua obra-prima é uma mostra disso onde com um tubarão robô ridículo conseguiu fazer um dos maiores filmes do cinema de todos os tempos.


Para Conhecimento:

Vencedor do Oscar em 1993
Melhor Diretor e Melhor Filme - A Lista de Schindler e 1998
Melhor Diretor - O Resgate do Soldado Ryan

Vencedor do Globo de Ouro em 1994 - A Lista de Schindler e 1999 - O Resgate do Soldado Ryan

A partir de A Lista de Schindler foi procurado por mais de 56 mil pessoas, inclusive do Brasil, que desejavam dar seu testemunho sobre o nazismo. Spielberg e sua equipe recolheram esses depoimentos em mais de 120 mil horas de filme. Para a divulgação desta material criou a Survivors of the Shoah, fundação "para superar o preconceito, a intolerância e o fanatismo - e o sofrimento que causam - através do uso educacional dos depoimentos históricos visuais da fundação". A fundação está produzindo cinco documentários, dois dos quais já lançados em DVD, com estes materiais.

Em 2001 causou polêmica com o lançamento do filme A.I. - Inteligência Artificial, obra idealizada por Stanley Kubrick, baseada em conto do escritor Brian Aldiss. Amigos na vida real, Spielberg já havia sido questionado pelo próprio Kubrick sobre assumir a direção do projeto, ficando ele com o cargo de produtor. Mas por um bom tempo A.I ficou apenas nos planos de ambos. Após a morte de Kubrick, em 1999, Spielberg imediatamente iniciou a produção do filme.

É dono do trenó Rosebud original, do filme Cidadão Kane (1941)

 Está atualmente entre as 3 maiores fortunas de Hollywood


Em 29 de janeiro de 2001 foi condecorado com o título de Comandante Cavaleiro do Império Britânico (Honorary Knight Commander of the British Empire).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...