terça-feira, 24 de setembro de 2013

Quando o Brasil Apareceu


Central do Brasil




Título Original: Central do Brasil
Gênero: Drama
Duração: 112 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 1998
Direção: Walter Salles

Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.




À medida que vão entrando pelo país, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.





Um filme estilo road-movie Fernanda está ótima uma interpretação fantástica de uma pessoa egoísta que acaba arcando com seus atos, fotografia muito bem trabalhada, Walter Sales neste trabalho chega a maturidade no cinema.
O Filme que recolocou o Brasil no cenário nacional.






Para Conhecimento:

Central do Brasil foi o primeiro trabalho como ator de Vinícius de Oliveira. Walter Salles o conheceu enquanto este trabalhava como engraxate e o convidou para fazer um teste. Nos testes Vinícius superou mais de 1500 outros concorrentes ao papel.

Quando Fernanda Montenegro se posicionou para as filmagens na Central do Brasil algumas pessoas de fato se aproximaram dela pedindo que escrevesse cartas. Algumas dessas cenas foram posteriormente incorporadas ao filme.

Central do Brasil foi o terceiro longa-metragem de ficção dirigido por Walter Salles, e foi produzido por Arthur Cohn e Martine de Clermont-Tonnerre (Videofilmes) e distribuído pela Sony Pictures Classics.

Há muitos anos que uma produção nacional não desfrutava de tamanha visibilidade internacional como a alcançada por este filme.

Fernanda foi a primeira atriz latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz principal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...