terça-feira, 24 de setembro de 2013

O futuro que não chegou num ano que já passou....


2001 - Uma Odisseia no Espaço




Título Original: 2001: A Space Odissey
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 149 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1968
Estúdio: MGM / Polaris
Direção: Stanley Kubrick

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.




Este filme analisa a evolução do Homem, desde os primeiros hominídeos capazes de usar instrumentos, até à era espacial. Marcados como pontos chaves como a aparição de monolitos que marcam a passagem de períodos, o filme é lento, mas consegue passar sua mensagem, deixa enterder muitas coisas.





Qual a mensagem: o homem será sempre pequeno diante desta vastidão do universo.




Para conhecimento:

Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais



O nome do computador HAL é uma referência indireta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.

Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de
2001 - Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como coautor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.

Inicialmente era intenção de Kubrick que Alex North, com quem já trabalhara em
Spartacus, criasse uma trilha sonora própria para 2001. Entretanto, tempos depois o diretor desistiu da idéia e resolveu por apenas utilizar canções clássicas conhecidas como tema musical do filme. Posteriormente a trilha composta por North foi lançada em CD com o título "Alex North's 2001".

 Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.

O filme custou cerca de US$10 milhões, tendo arrecadado mais de US$190 milhões em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...