segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um Brasileiro premiado


O Pagador de Promessas




Título Original: O Pagador de Promessas
Gênero: Drama
Lançamento (Brasil): 1962
Estúdio: Cinedistri
Direção: Anselmo Duarte

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.




O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita.




A impressão que tenho ao ver este filme é de um cordeiro no meio de lobos e apesar de lhe roubarem quase tudo o simples e obstinado Zé do Burro não desiste de sua promessa mesmo que isso lhe custe a vida.




Para Conhecimento:


O pagador de promessas foi o primeiro e único filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1963.

O diretor Anselmo Duarte e a equipe do filme foram recebidos com um desfile público em carro aberto, ao desembarcar no Brasil após o recebimento do prêmio em Cannes.

A idéia do filme começou numa noite quente do verão de 1961, quando Anselmo Duarte foi ao TBC assistir à peça de Dias Gomes, encenada por Flávio Rangel, com Leonardo Vilar e Natália Timberg nos papéis principais.

Os direitos de adaptação foram comprados por 400 cruzeiros, o preço mais alto até então pago por uma adaptação brasileira. O filme custou apenas 20 milhões.

Odete Lara foi a primeira atriz convidada por Anselmo Duarte para um dos principais papéis femininos do filme. Por motivos contratuais, não pôde participar e, mais tarde, se arrependeu amargamente.
"O pagador de promessas" foi exibido na Casa Branca, em 17.12.1962 e entusiasticamente aplaudido pelo presidente Kennedy, diplomatas e jornalistas.



Glauber Rocha foi de grande importância para O Pagador de Promessas, pois ele apresentou Anselmo Duarte ao prefeito, que era o Antônio Carlos Magalhães. Foi ele que arrumou o Corpo de Bombeiros para as filmagens, foi assistente de produção.




Eu tive a honra de visitar o famoso cenário deste filme em Salvador-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos no you tube!!!

 Olá pessoal!!!! Estou já um tempo no you tube e por falta de tempo para escrever no blog ele ficou muito tempo sem postagens. Por isso esto...